A Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT)

A ALUBRAT foi fundada a partir da inspiração de um pioneiro da Psicologia Transpessoal no Brasil, de um médico psiquiatra português e de uma psicóloga clínica na abordagem transpessoal.

Esse sonho foi concretizado logo em seguida por Vera Saldanha com apoio de Luiz Carlos Garcia em 1995, e por Mário Simões, em 1996, com apoio de Irene Maria Ferreira, Pedro Veiguinha e Vitor Silva. O terceiro, Pierre Weil, foi designado como o presidente de honra da ALUBRAT.

O 1º Congresso Internacional Transpessoal da ALUBRAT, organizado por Luiz Carlos Garcia, ocorreu em Águas de Lindóia/SP em 1997, que congregou 2.200 participantes.

A designação luso-brasileira exprime a vontade mútua de aproximação cultural e científica entre representantes dos dois países irmãos, visando criar uma rede de unidades cooperantes entre o Brasil, Portugal e outros países do mundo, que possam promover eventos de orientação Transpessoal.

É uma instituição que apoia e promove a Transpessoal por meio de cursos, palestras, workshops e congressos, projetos e pesquisas científicas, além de ser a pioneira em programa de pós-graduação lato sensu em Psicologia Transpessoal no Brasil, com milhares de profissionais formados em suas 26 formações e 37 turmas de pós-graduação oferecidas, possibilitando um trabalho de desenvolvimento de pesquisa, ensino e aplicabilidade.

A ALUBRAT tem por objetivo reunir profissionais ligados às áreas de saúde, educação, ciência, cultura e artes, que partilham da orientação Transpessoal. Sua finalidade é favorecer a transdisciplinaridade e a formulação de imagem compreensiva da Espiritualidade integrada da vida humana. Mais especificamente, a ALUBRAT facilita o desenvolvimento de novos paradigmas científicos, descrevendo os seres humanos no seu complexo biológico, psíquico, social, espiritual, ecológico e cósmico. Além de estimular a aplicação de novos princípios e bases conceituais em psicoterapia, educação, ciência, administração, religião, política, artes e outras áreas do conhecimento humano.

Para tal, a ALUBRAT estimula:

  • a organização e coordenação de projetos de pesquisa na área de Transpessoal;
  • a organização de frentes de trabalho em educação, saúde e outras áreas afins;
  • a promoção de cursos de formação e atualização em Psicologia Transpessoal; e
  • a promoção de eventos que possibilitam o diálogo e interfaces com distintas linhas de pesquisa na Psicologia, seminários e palestras informativas.

Vera Saldanha
Presidente da ALUBRAT

Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Psicologia Transpessoal (ABRAPET)

Fundada em 2011, a ABRAPET tem como missão promover, reunir e fortalecer os estudos, pesquisas e formações em Psicologia Transpessoal no Brasil.

Nosso objetivo é expandir os limites da razão instrumental, abrindo espaço para novas formas de “sentipensar” – conceito que une razão e emoção, corpo e coração, como propôs Orlando Fals Borda.

Nossa atuação: buscamos produzir e divulgar trabalhos científicos na área, incentivando a realização de congressos, seminários, reuniões e publicações. Nosso foco é “corazonar” o campo transpessoal, ou seja, religar a afetividade à racionalidade intelectual, conforme propõe o pensador Patrício Guerrero Aria. Essa abordagem é uma forma de integrar o afeto e a razão, quebrando as fronteiras entre os campos do intelecto e da emoção, o que representa uma postura contra/decolonial, desafiando a racionalidade universalizante da academia e propondo uma nova maneira de compreender o saber, o sentir e o ser.

Compromisso com a formação: temos uma preocupação especial com a formação de pesquisadores e terapeutas, reconhecendo os desafios contemporâneos e a necessidade de continuidade e fortalecimento do campo transpessoal no Brasil.

Diálogo e impacto social: a ABRAPET mantém um diálogo sistemático e permanente com:

  • Sistema Conselhos de Psicologia
  • Instituições de Ensino Superior (IES)
  • Organizações sociais
  • Entidades nacionais e internacionais de Psicologia

Nosso propósito é problematizar e contribuir para questões ambientais, sociais, políticas e espirituais/ancestrais, ampliando a inserção e o impacto da Psicologia Transpessoal na sociedade brasileira.

Aurino Lima Ferreira
Presidente da ABRAPET

Membros do Comitê Executivo

Débora Diógenes

Psicóloga com 29 anos de experiência em Psicologia Transpessoal. Mestre em Ciências Sociais em formação, coordena cursos de especialização desde 2002. Fundadora da RETRANS, ANPPT e ABRAPET, atua no Brasil e exterior com palestras e workshops, além de integrar redes e publicações internacionais na área.

Luiz Carlos Garcia

Psicólogo e executivo de RH, cofundador da ALUBRAT e UNIPAZ São Paulo. Cogestor de 11 congressos internacionais de Psicologia Transpessoal, foi aprendiz da Formação Holística de Base e atua como professor em pós-graduações na Universidade São Francisco, ALUBRAT e Instituto Tadashi Kadomoto.

Vera Saldanha

Psicóloga e Doutora em Psicologia Transpessoal, fundadora do Instituto Vera Saldanha e presidente da ALUBRAT. Criadora da Abordagem Integrativa Transpessoal, coordena pós-graduação na área, ministra cursos no Brasil e exterior desde 1985 e é autora de livros e artigos sobre Psicologia Transpessoal.

Jonatan dos Santos

Jonatan dos Santos é mestre em Educação (UFSC), especialista em Neurociências, Comportamento e Psicologia Transpessoal. Cineasta e produtor transmídia na TV UFSC, pesquisa Psicologia Analítica, Transpessoal, Narrativas Transmídia, Neurociência da Imaginação e Astrologia Arquetípica, com foco em Jung, Grof e Tarnas.

Kaywan Bentzen

Psicólogo clínico com especialização em psicologia e psicoterapia Transpessoal. Pós-graduando em neurociências pela PUC-RS. Professor de tanatologia na formação de Transpessoal. Sócio-proprietário do Espaço Renascer – Natal

Manoel Simão

Psicólogo, Mestre em Neurociências e Comportamento pela USP e especialista em Psicologia Transpessoal, Transdisciplinaridade e Psicologia da Saúde. Coordenador da pós-graduação em Psicologia Transpessoal no Instituto Vera Saldanha/Alubrat, cofundador da Unipaz SP e membro fundador do Proser/USP, atua como professor em diversas instituições no Brasil.

Naira Tatsu

Administradora, especialista em TI (UFRGS), Gestão Empresarial (USP/FIA), Psicologia Transpessoal (ALUBRAT/FCE) e MBA em IA para Negócios (Faculdade Exame). Formação Holística (UNIPAZ/DF) e Consultoria Sistêmica (Infosyon/Alemanha). Atua em TI, estratégias, ouvidoria, coordenação acadêmica e voluntariado.

Adquira seu ingresso

Últimos ingressos disponíveis!

Quantidade de ingressos e prazo limitados!

Parcele em seu cartão de crédito!

Localização

Hotel

Não perca esta experiência única