
A Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT)
A ALUBRAT foi fundada a partir da inspiração de um pioneiro da Psicologia Transpessoal no Brasil, de um médico psiquiatra português e de uma psicóloga clínica na abordagem transpessoal.
Esse sonho foi concretizado logo em seguida por Vera Saldanha com apoio de Luiz Carlos Garcia em 1995, e por Mário Simões, em 1996, com apoio de Irene Maria Ferreira, Pedro Veiguinha e Vitor Silva. O terceiro, Pierre Weil, foi designado como o presidente de honra da ALUBRAT.
O 1º Congresso Internacional Transpessoal da ALUBRAT, organizado por Luiz Carlos Garcia, ocorreu em Águas de Lindóia/SP em 1997, que congregou 2.200 participantes.
A designação luso-brasileira exprime a vontade mútua de aproximação cultural e científica entre representantes dos dois países irmãos, visando criar uma rede de unidades cooperantes entre o Brasil, Portugal e outros países do mundo, que possam promover eventos de orientação Transpessoal.
É uma instituição que apoia e promove a Transpessoal por meio de cursos, palestras, workshops e congressos, projetos e pesquisas científicas, além de ser a pioneira em programa de pós-graduação lato sensu em Psicologia Transpessoal no Brasil, com milhares de profissionais formados em suas 26 formações e 37 turmas de pós-graduação oferecidas, possibilitando um trabalho de desenvolvimento de pesquisa, ensino e aplicabilidade.
A ALUBRAT tem por objetivo reunir profissionais ligados às áreas de saúde, educação, ciência, cultura e artes, que partilham da orientação Transpessoal. Sua finalidade é favorecer a transdisciplinaridade e a formulação de imagem compreensiva da Espiritualidade integrada da vida humana. Mais especificamente, a ALUBRAT facilita o desenvolvimento de novos paradigmas científicos, descrevendo os seres humanos no seu complexo biológico, psíquico, social, espiritual, ecológico e cósmico. Além de estimular a aplicação de novos princípios e bases conceituais em psicoterapia, educação, ciência, administração, religião, política, artes e outras áreas do conhecimento humano.
Para tal, a ALUBRAT estimula:
- a organização e coordenação de projetos de pesquisa na área de Transpessoal;
- a organização de frentes de trabalho em educação, saúde e outras áreas afins;
- a promoção de cursos de formação e atualização em Psicologia Transpessoal; e
- a promoção de eventos que possibilitam o diálogo e interfaces com distintas linhas de pesquisa na Psicologia, seminários e palestras informativas.

Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Psicologia Transpessoal (ABRAPET)
Fundada em 2011, a ABRAPET tem como missão promover, reunir e fortalecer os estudos, pesquisas e formações em Psicologia Transpessoal no Brasil.
Nosso objetivo é expandir os limites da razão instrumental, abrindo espaço para novas formas de “sentipensar” – conceito que une razão e emoção, corpo e coração, como propôs Orlando Fals Borda.
Nossa atuação: buscamos produzir e divulgar trabalhos científicos na área, incentivando a realização de congressos, seminários, reuniões e publicações. Nosso foco é “corazonar” o campo transpessoal, ou seja, religar a afetividade à racionalidade intelectual, conforme propõe o pensador Patrício Guerrero Aria. Essa abordagem é uma forma de integrar o afeto e a razão, quebrando as fronteiras entre os campos do intelecto e da emoção, o que representa uma postura contra/decolonial, desafiando a racionalidade universalizante da academia e propondo uma nova maneira de compreender o saber, o sentir e o ser.
Compromisso com a formação: temos uma preocupação especial com a formação de pesquisadores e terapeutas, reconhecendo os desafios contemporâneos e a necessidade de continuidade e fortalecimento do campo transpessoal no Brasil.
Diálogo e impacto social: a ABRAPET mantém um diálogo sistemático e permanente com:
- Sistema Conselhos de Psicologia
- Instituições de Ensino Superior (IES)
- Organizações sociais
- Entidades nacionais e internacionais de Psicologia
Nosso propósito é problematizar e contribuir para questões ambientais, sociais, políticas e espirituais/ancestrais, ampliando a inserção e o impacto da Psicologia Transpessoal na sociedade brasileira.
Adquira seu ingresso
Segundo Lote!
Quantidade de ingressos e prazo limitados!
Ingressos Ouro e Diamante – Somente 200 ingressos ou até 30/04
(o que ocorrer antes)
Parcele em seu cartão de crédito!


Localização
